08/08/2017
› Dia da Agricultura Natural: Palestra estimula alunos a terem alimentação saudável

Em comemoração ao Dia da Agricultura Natural, celebrado no último dia em 01 de agosto, foi realizada nesta segunda-feira (07) a palestra “Alimentação Saudável e Saúde”, dirigida a alunos do 5º e 6º anos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Profª Darcy Aparecida Buranello Marin, do bairro Sílvia Covas, e Profª Marilena Cipriano Pereira, do bairro Jardim Eldorado. A palestra foi promovida pelo Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Os ensinamentos da palestra, realizada nas dependências do próprio Centro Ambiental, ficaram a cargo da nutricionista Jéssica Fabiano Gil, da Diretoria Regional de Ensino.
Na oportunidade, os alunos foram convidados a uma reflexão sobre a importância da alimentação diversificada no dia a dia. O objetivo foi incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes e verduras, demonstrando o quanto estes itens podem contribuir para que as refeições sejam nutritivas e equilibradas.
As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer uma horta orgânica com diversos tipos de temperos e hortaliças, assim como o processo de compostagem orgânica realizado pelo Centro Ambiental do Daep. A partir daí foi destacado aos participantes o quanto é fundamental cultivar uma horta sem agrotóxicos.

Melhores Hábitos
Para o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, é através de práticas simples que se torna possível influenciar novos e melhores hábitos na alimentação.
“No nosso Centro Ambiental existe uma horta orgânica que é cuidada diariamente para estimular os alunos e demais visitantes a esta finalidade. O adubo utilizado na nossa horta é da compostagem feita em nossa Central de Tratamento de Resíduos, originado de podas de árvores”, explicou o presidente Batata.
Segundo destacou a pedagoga do Centro Ambiental, Fernanda Campachi, tudo o que a natureza oferece é mais saudável, e quanto mais colorido for o prato de refeição, mais saudável será a alimentação.
Ao final do encontro foi servido aos alunos um manjar de beterraba como sugestão de combinação de frutas, legumes e hortaliças para o preparo de receitas saborosas e nutritivas.

Instar Internet© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet