UNIDADE FISCAIS
UFESP-2016

08/08/2017
› Projeto Agrofloresta proporciona vivência a produtores rurais

No dia 29 de julho foi realizado no Sítio Panorama, em Penápolis, um curso de capacitação sobre “Agrofloresta - Técnicas e Boas Práticas Sustentáveis”. A iniciativa foi direcionada aos produtores rurais do município e região. O projeto agroflorestal do Sítio Panorama é pioneiro na região, e foi idealizado pelos irmãos João e Mariana Covolan Bachiega.
A realização foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis, Daep, Consórcio Ribeirão Lajeado e Sítio Panorama.
Durante o curso os participantes – agricultores, técnicos da área, entusiastas e até mesmo visitantes internacionais – puderam receber orientações teóricas e práticas do biólogo João Covolan, que trabalha com agrofloresta desde 2011.
“O sistema de agrofloresta é uma técnica de cultivo baseada nos ensinamentos do agricultor suíço Ernst Gotsch, que alia princípios agroecológicos de recuperação e conservação de solo com a reprodução da dinâmica sucessional dos ambientes florestais”, relatou o biólogo João.
Na oportunidade foram preparados dois canteiros: um com plantio denso de árvores diversas, entre espécies exóticas e nativas, através do uso de mudas e sementes. Neste caso a terra foi adubada com alguns insumos naturais, como composto e cinzas, permitidos pela legislação que versa sobre produção orgânica.
Ao lado, em outro canteiro, foi plantada uma grande variedade de hortaliças, numa combinação que considerou a relação espaço-tempo entre as espécies. Além de agricultores da região, estiveram presentes turistas belgas e uma mochileira argentina, voluntária no Sítio Panorama.
De acordo com João Covolan, a técnica de agrofloresta pode ser reproduzida em diversas escalas, desde que respeitados seus princípios, como o de acúmulo de energia no sistema; o mesmo propicia segurança alimentar e rentabilidade ao produtor, preservando o solo e as águas.

Rodape
CNPJ: 49.576.416/0001-41