Ir para conteúdo
Busca

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 
12/09/2017
› Alunos da Unesp conhecem trabalho de preservação do Ribeirão Lajeado

No último dia 02, alunos e professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira (SP) estiveram em Penápolis para conhecer o trabalho de preservação ambiental do Ribeirão Lajeado. A visita faz parte dos estudos do mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da universidade.
Os alunos foram recepcionados pelo presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, e pelo coordenado do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado), José Raphael Caputo. Para conhecer mais detalhadamente os trabalhos de preservação, os alunos e professores participaram de palestras com profissionais da área.
O engenheiro agrônomo da Prefeitura de Penápolis, Sérgio Eduardo Rodrigues, responsável técnico pelo projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, explicou quais ações foram implantadas para a preservação do manancial. A pedagoga do CEA (Centro de Educação Ambiental), Fernanda Campachi Marin, também expôs sobre o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Daep.
Os alunos também conheceram o trabalho executado pela ONG Flora Tietê, através do engenheiro florestal, Fernando Alberto Buzetto. O biólogo João Covolan do Sítio Panorama também expôs as técnicas de agrofloresta. 

Mata ciliar
Logo após, os alunos puderam conhecer o trabalho de manejo de solo e recuperação das matas ciliares desenvolvidos pelo Consórcio em parceria com o proprietário rural, Vlademir Ribeiro de Almeida. O agropecuarista foi pioneiro na parceria com o CIRL, mantendo em sua propriedade áreas de matas ciliares maiores do que as previstas pela legislação ambiental. 
Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, o trabalho executado pelo Consórcio é pioneiro e inédito que investe recursos públicos na preservação ambiental com benefícios de longo prazo. 
“O trabalho desenvolvido pelo Consórcio é reconhecido nacionalmente por realizar parcerias com os produtores rurais em prol da recuperação e preservação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado visando à continuidade do abastecimento público de Penápolis”, destaca o coordenador.
Ainda segundo o coordenador, os visitantes pretendem voltar para ampliar os conhecimentos em outras áreas. “Não houve tempo para conhecer todo o sistema de saneamento e, por isso, outra visita deve acontecer em breve”, conclui Carioca.

Secom – PMP

 
 
 

 
Logo rodapé
Mapa Localização:



Av. Maria Chica, 1400 - Centro - Penápolis / SP
CEP: 16300-000
Telefone Telefone para contato:



(18) 3654-2500
Atendimento Horário de Funcionamento:



De Segunda a Sexta-feira da 8h as 16h
Instar Internet© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.