04/10/2017
› Consórcio Ribeirão Lajeado recebe 18 mil mudas para recuperação de manancial

Ao todo, serão 54 mil mudas doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica

No último dia 28 de outubro, o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) recebeu 18 mil mudas para o plantio na região do ribeirão, único manancial de abastecimento de Penápolis. Até o final do ano, serão 54 mil mudas doadas através de um convênio com a Fundação Mata Atlântica para a preservação do Ribeirão Lajeado.
De acordo com o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, todas as mudas serão plantadas em propriedades rurais localizadas na bacia do Ribeirão Lajeado. “O plantio faz parte de um plano de ações para a preservação do manancial e da qualidade da água oferecida para a população da cidade”, explica.
Até atingir o tamanho adequado para o plantio, as mudas ficam armazenadas no viveiro do Consórcio, localizado junto às Lagoas de Tratamento. As 54 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica devem ser plantadas até 2020, distribuídas ao longo da bacia do Ribeirão.
“Com isso, teremos a recomposição de toda a mata ciliar, para proteger as encostas, evitar o desmoronamento do solo e, desta forma, evitar o assoreamento do ribeirão. Até 2020, teremos mais de 50 mil árvores plantadas em toda a extensão do manancial”, finaliza o coordenador do Consórcio.

Instar Internet© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet