Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos
Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura de Penápolis
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

08/11/2019
Pacientes do Caps visitam Corpo de Bombeiros

Pacientes do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) visitaram o Corpo de Bombeiros na última quarta-feira (06) para conhecer o trabalho da corporação. O passeio externo é uma forma de estimular a convivência dos pacientes e integrá-los à sociedade.
Durante a visita, os pacientes conheceram um pouco da rotina dos bombeiros, além de equipamentos utilizados em emergências e resgates. Os profissionais ainda demonstraram o uso da mangueira de incêndios. 
Segundo a enfermeira do Caps, Lisianne Carvalho, a equipe de profissionais da unidade organizou diversos passeios, visitas e eventos com os pacientes. “No mês passado, participamos da Festa do Saci da Secretaria de Cultura. Na próxima semana, os pacientes conhecerão o aeroporto”, afirmou.
Ainda na programação, os pacientes do Caps visitam em dezembro o zoológico de Bauru. “Os passeios externos são uma ferramenta para integrar esses pacientes à comunidade, estimulando a convivência com outras pessoas, além de ser uma forma de lazer e diversão”, contou a enfermeira responsável. 

Serviço de saúde
Em Penápolis, o Centro de Atenção Psicossocial atende a população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e é administrado pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A unidade é referência no atendimento psicossocial para toda a microrregião. 
Para frequentar o Caps, o usuário precisa ser encaminhado pelo Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) ou qualquer outro serviço de saúde. 
Há também o atendimento no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas Horizontes Reais) que oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita. O objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. 
O serviço, que se estende também para usuários de álcool e outras drogas, é constituído por uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatra e clínico geral, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros profissionais.
A finalidade do Centro de Atenção Psicossocial é oferecer acompanhamento clínico; oficinas terapêuticas, reinserção social; acesso ao esporte, trabalho e lazer; autonomia para exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Secom – PMP
 

 
 
 
 
Localização
Av. Maria Chica, 1400 - Centro - Penápolis / SP - CEP: 16300-005
Localização
Localização
De Segunda a Sexta-feira da 8h as 16h
Localização
Cadastre-se para receber os informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia