Ir para o conteúdo
Acompanhe-nos
Terça-feira, 07 de Julho de 2020

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Penápolis
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
08
08 NOV 2019
Pacientes do Caps visitam Corpo de Bombeiros
Foto Noticia Principal Grande
Os pacientes conheceram um pouco da rotina dos bombeiros, além de equipamentos utilizados em emergências e resgates

Pacientes do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) visitaram o Corpo de Bombeiros na última quarta-feira (06) para conhecer o trabalho da corporação. O passeio externo é uma forma de estimular a convivência dos pacientes e integrá-los à sociedade.
Durante a visita, os pacientes conheceram um pouco da rotina dos bombeiros, além de equipamentos utilizados em emergências e resgates. Os profissionais ainda demonstraram o uso da mangueira de incêndios. 
Segundo a enfermeira do Caps, Lisianne Carvalho, a equipe de profissionais da unidade organizou diversos passeios, visitas e eventos com os pacientes. “No mês passado, participamos da Festa do Saci da Secretaria de Cultura. Na próxima semana, os pacientes conhecerão o aeroporto”, afirmou.
Ainda na programação, os pacientes do Caps visitam em dezembro o zoológico de Bauru. “Os passeios externos são uma ferramenta para integrar esses pacientes à comunidade, estimulando a convivência com outras pessoas, além de ser uma forma de lazer e diversão”, contou a enfermeira responsável. 

Serviço de saúde
Em Penápolis, o Centro de Atenção Psicossocial atende a população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e é administrado pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A unidade é referência no atendimento psicossocial para toda a microrregião. 
Para frequentar o Caps, o usuário precisa ser encaminhado pelo Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) ou qualquer outro serviço de saúde. 
Há também o atendimento no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas Horizontes Reais) que oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita. O objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. 
O serviço, que se estende também para usuários de álcool e outras drogas, é constituído por uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatra e clínico geral, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros profissionais.
A finalidade do Centro de Atenção Psicossocial é oferecer acompanhamento clínico; oficinas terapêuticas, reinserção social; acesso ao esporte, trabalho e lazer; autonomia para exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Secom – PMP
 

Localização
Av. Maria Chica, 1400 - Centro - Penápolis / SP - CEP: 16300-005
Localização
Localização
De Segunda a Sexta-feira da 8h as 16h
Localização
Cadastre-se para receber os informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia